Neurociência aplicada à Educação - Unidade Alphaville

Home / Notícias / Neurociência aplicada à Educação - Unidade Alphaville
21/06/2016
Neurociência aplicada à Educação
 
Os educadores da Escola Morumbi tiveram este ano uma grande oportunidade para refletir sobre suas práticas pela perspectiva da Neurociência. A mediadora dessa oportunidade foi a cientista Carla Tieppo, pioneira em cursos de extensão em Neurociência no Brasil. Ela ministrou uma palestra primorosa intitulada “MECANISMOS CEREBRAIS SUBJACENTES AOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM – IMPACTO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA”.
A base da palestra foi a ideia de que, nas palavras da autora, “a compreensão de como o cérebro e o sistema nervoso adjacente a ele funcionam auxilia no entendimento de como a aprendizagem se processa.” Em outras palavras, é muito útil para o professor, profissional que objetiva otimizar o processo de aprendizagem, ter uma noção de como funciona alguns mecanismos cerebrais. Através desse estudo é possível aprimorar estratégias e instrumentos didáticos para melhorar as práticas educacionais em sala de aula.
Por outro lado, “é essencial para os profissionais da educação conhecer e entender os diferentes distúrbios específicos de aprendizagem e outros distúrbios do desenvolvimento (como, por exemplo, o TDAH), saber como identificá-los e como intervir de maneira eficaz frente aos indivíduos portadores dos mesmos e com suas famílias.”
No fim das contas, quem mais ganhou com esta palestra foram os alunos da Escola Morumbi.



Carla Tieppo é Neurocientista, pioneira em cursos de extensão em Neurociência no Brasil. Possui título de doutora em Ciências pela USP. Há 21 anos é professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo onde ministra aulas de graduação e pós-graduação sobre o funcionamento do sistema nervoso e suas relações com a mente e o comportamento humano. Professora e orientadora da pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana e coordenadora da pós-graduação lato-senso em Neurociência aplicada à Educação. Foi também professora da PUC-SP onde assumiu na graduação a missão de promover conhecimentos de Neurociência para os alunos da Psicologia. Á frente da Inédita há 7 anos, já ministrou palestras e cursos presenciais e por teleconferência para muitas pessoas das mais variadas áreas de interesse e aplicação do conhecimento neurocientífico. É pesquisadora ativa participando de linhas de pesquisa, apresentações em congressos nacionais e internacionais e publicações em revistas especializadas.
Todos os direitos reservados à: www.escolamorumbi.com.br Desenvolvido por Link e Cérebro