Estudo do Meio em Paraty - Tamboré

Home / Notícias / Estudo do Meio em Paraty - Tamboré
02/04/2014
Estudo do meio em Paraty 

 

Os alunos de 2º anos do Ensino Médio, acompanhados das professoras Antonieta (Química) e Laranjeira (Literatura), embarcaram no dia 25 de março rumo a Paraty.
No primeiro dia da viagem visitaram o Forte Defensor Perpétuo e o Centro Histórico de Paraty, aprendendo um pouco da História local. À noite conheceram a Ciranda, típica da cultura paratyense, com o grupo de cirandeiros “Os Caiçaras”.

No dia 26 as primeiras atividades desenvolvidas foram em Paraty-Mirim, sob a supervisão do biólogo Paulo Nogara. O grupo conversou com pescadores e praticou pesca artesanal com rede de arrasto e tarrafa de praia. Em seguida os alunos embarcaram em barcos-baleeiros até o Saco do Mamanguá, onde, navegando em canoas canadense pelo interior de um pequeno trecho de manguezal, receberam informações sobre a importância do manguezal, enquanto visualizavam suas adaptações. Na comunidade de artesãos do Regato, após um típico almoço caiçara, conheceram o projeto de manejo sustentável dos caixetais, apresentado pelo artesão Gil, que também fez uma demonstração da manufatura de artesanato (barquinho), seguida de uma oficina de pintura dos barquinhos pelos alunos. De volta a Paraty, à noite assistiram ao famoso Teatro de Bonecos em seu espetáculo “Em Concerto”.

No dia 27 as atividades foram na Praia do Sono, à qual chegamos percorrendo 3 km de trilha pela Mata Atlântica. Ao longo da caminhada os alunos coletaram espécies da flora local para montagem de um herbário. Na praia, participaram de uma palestra com a presidente da Associação dos Moradores da Praia do Sono, Sra. Leila, que pôs em pauta o problema político, social e ambiental que gerou conflito entre os moradores e o Condomínio Laranjeiras, estabelecido naquela região. Almoçamos no local e aproveitamos a tarde nessa linda praia de pescadores, retornando de lancha ao Condomínio Laranjeiras.

O dia 28 destinou-se à atividade mais esperada por todos: mergulho na Baía da Ilha Grande, no sistema “discovery scuba”, isto é, descida individual a uma profundidade de aproximadamente 08 metros, com acompanhamento de um instrutor de mergulho especializado e credenciado para essa atividade. Durante esse mergulho de aproximadamente 15 minutos, foi possível observar os animais em seu hábitat natural e conhecer um pouco do ecossistema marinho. Após o almoço o grupo conheceu o Engenho D’Ouro, onde foi estudado o processo de fermentação da cana-de-açúcar e a destilação da famosa cachaça de Paraty.

Após essa última parada chegou a hora de nos despedirmos de Paraty e retornarmos a Santana do Parnaíba. Na bagagem, muitas histórias, experiências, conhecimento e a lembrança de ótimos momentos de integração.

Profa Maria Antonieta A. P. Calabrese
Todos os direitos reservados à: www.escolamorumbi.com.br Desenvolvido por Link e Cérebro