Estudo do Meio - Tamboré

Home / Notícias / Estudo do Meio - Tamboré
09/05/2014
 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/ITATIAIA/BANANAL


Os alunos de 3o ano do Ensino Médio, acompanhados das professoras Antonieta (Química) e Laranjeira (Literatura), embarcaram no dia 8 de abril rumo a São José dos Campos, onde visitaram o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e o MAB (Museu da Aeronáutica Brasileira). No Laboratório de Aerodinâmica do ITA aprenderam como um avião é fabricado e seus componentes, testados. Conheceram um pouco da dinâmica da indústria aeroespacial brasileira e da formação de engenheiros nessa área.

Nos dias 9 e 10 o foco do estudo foi o Parque Nacional do Itatiaia (a mais antiga reserva ambiental brasileira). Na parte baixa visitaram o centro de atividades ambientais (Museu da Flora e Fauna), onde há uma maquete que representa tridimensionalmente todo o parque, além de um acervo botânico, zoológico e petrológico exposto em dioramas representando o Vale do Paraíba, a face norte, a face sul, os campos de altitude e o Núcleo Maromba. Em seguida estiveram no complexo da Maromba, onde conheceram a Cachoeira Véu de Noiva e o Poço da Maromba.

Na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia foi realizada uma caminhada até a formação Morro do Couto (com 2.680 metros de altitude, a nona maior elevação rochosa brasileira), que atrai muitos pesquisadores e turistas em razão da flora e da fauna magníficas e das incríveis formações rochosas. Nessa área está o ponto culminante do estado do Rio de Janeiro, o Pico das Agulhas Negras, com seus 2.791 metros de altitude.

Dia 11 o tema foi a História de Bananal e o Alto Vale do Paraíba, com visitação ao Casario Colonial de Bananal e à Fazenda dos Coqueiros. Construída em 1855, a fazenda possui boa parte da estrutura original preservada, o que permite um estudo histórico sobre a escravidão e o período áureo cafeeiro.

Foram momentos inesquecíveis, pelo conhecimento adquirido e pelo fato de os alunos estarem fazendo sua última viagem de Estudo do Meio com a Escola Morumbi. Fica a certeza de que o carinho e a amizade construídos entre eles e do grupo com as professoras ficarão para sempre em todos os corações.

Profª Maria Antonieta A. P. Calabrese
Todos os direitos reservados à: www.escolamorumbi.com.br Desenvolvido por Link e Cérebro