Estudo do Meio - PARATY

Home / Notícias / Estudo do Meio - PARATY
09/05/2013
 
No dia 1 de maio de 2013 os alunos dos 2º anos do Ensino Médio da Unidade Tamboré, acompanhados das professoras de Química, Maria Antonieta, e de Literatura, Elizabeth Laranjeira, partiram em direção à cidade de Paraty no Estado do Rio de Janeiro.

A partir da visita a Paraty os alunos estudaram a preservação do patrimônio histórico e ambiental, os ecossistemas marinho e da Mata Atlântica, as condições socioeconômicas e os problemas que envolvem a população local.

No primeiro dia, os alunos entraram em contato com a História de Paraty através da Visita ao Forte Defensor Perpétuo e ao Centro Histórico da cidade. À noite assistiram a famosa apresentação do Teatro de Bonecos em seu espetáculo “Em Concerto”.

No segundo dia aprendemos sobre o modo de vida Caiçara. A visita foi a Praia de Paraty-Mirim onde participamos de uma oficina de pesca e praticamos a pesca artesanal com rede de tarrafa e de arrasto de praia. Na sequência navegamos para o Saco do Mamanguá, onde o grupo remou em um trecho do Manguezal e recebeu informações sobre a importância desse ecossistema para o equilíbrio do local. Na comunidade do Regato saboreamos um delicioso almoço caiçara e participamos de uma oficina onde um artesão local ensinou como são feitos os barquinhos a partir de caixetas, e os alunos pintaram os barquinhos artesanais. De volta a Paraty, à noite, foi realizado um Sarau Literário em homenagem ao homenageado da Flip deste ano: Graciliano Ramos.

No terceiro dia, pela manhã, o foco foi o estudo dos ecossistemas marinhos e do Costão rochoso. O grupo embarcou no Píer de Paraty rumo à Baía da Ilha Grande onde se realizou atividade de mergulho. Durante o mergulho, os alunos observaram os animais em seu habitat natural. Na embarcação, após a coleta de alguns dos animais vistos durante o mergulho, foi realizada a atividade de classificação desses animais. Talvez essa tenha sido a atividade que mais encantou a todos durante a nossa viagem. A tarde foi realizada uma trilha até a Praia do Sono onde a turma assistiu a uma palestra com a Presidente da Associação dos Moradores da Praia do Sono, e participou de uma roda de discussão sobre a problemática política, social e ambiental que gerou o conflito entre os moradores locais e o Condomínio Laranjeira estabelecido naquela região. À noite nossos alunos conheceram o folclore da população nativa de Paraty. O encontro com o grupo Sete Unidos Cirandeiros de Paraty oportunizou a vivência da cultura paratiense através da CIRANDA CAIÇARA DE PARATY.

Fechando a nossa viagem, no dia 04/05, visitando o Engenho D’Ouro onde os nossos alunos aprenderam como é produzida a nossa famosa cachaça artesanal, aprofundando desta forma os conceitos físico-químicos de fermentação e destilação.

A viagem do Estudo do Meio chegou ao fim e o nosso grupo voltou para casa, mas com certeza, na bagagem trouxe viva em sua memória essa experiência fascinante que mistura aprendizado, convivência e amizade.
 
Profa Maria Antonieta A. P. Calabrese
 
Todos os direitos reservados à: www.escolamorumbi.com.br Desenvolvido por Link e Cérebro