Estudo do Meio - PETAR

Home / Notícias / Estudo do Meio - PETAR
17/04/2013
No dia 17 de abril de 2013, os alunos de 1º e 3º ano do Ensino Médio da Unidade Tamboré, acompanhados das professoras de Química, Maria Antonieta (Química) e de Patrícia (História), num clima de muita expectativa, rumaram para a região do Alto do Ribeira.

A partir do eixo temático “É possível ocupar sem degradar?”, estudaram a preservação do patrimônio histórico e ambiental, os ecossistemas da Mata Atlântica e cavernas, a possível construção de barragens no rio Ribeira e as condições socioeconômicas da população.

Durante o estudo de meio, entraram em contato com a população da comunidade quilombola remanescente de Ivaporunduva. Além de conhecer o líder local, Ditão, e ouvir suas histórias, lá participaram de diversas oficinas e se informaram sobre as formas de conservação da área por meio do manejo de seus recursos.

Em visita ao Parque Estadual do Alto Ribeira – PETAR, problematizou-se a presença humana, vista também como ameaça, e o grupo  conferiu de perto o modelo das atuais unidades de conservação.

Outro ponto alto do estudo foi a visita à caverna do Diabo, que motivou a comparação de uma caverna “show” - ou seja, manipulada pelo homem para servir aos interesses do turismo local – com as cavernas dos núcleos do PETAR, onde o conceito de conservação prevalece. Não poderia haver ambiente mais propício para discutir sobre o parque, a formação das cavernas e os estudos dos espeleotemas. E, sobretudo, para vivenciar o blackout, mantendo-se em silêncio na escuridão absoluta para, em contrapartida, ouvir os sons da caverna.

Retornamos no dia 20 de abril, trazendo na bagagem, além do entusiasmo, experiência e conhecimento que os alunos aprofundarão durante o ano, nas atividades desenvolvidas na Escola, e com certeza guardarão para sempre na memória.

Até a próxima!
Profª Maria Antonieta A. P. Calabrese
Todos os direitos reservados à: www.escolamorumbi.com.br Desenvolvido por Link e Cérebro