Estudo de Campo

Home / Notícias / Estudo de Campo
24/05/2017
Estudo do meio: Evolução urbana do município de São Paulo, a formação da metrópole.

Nesse Estudo do Meio, os alunos do 2º ano do Ensino Médio partiram da escola e seguiram de ônibus até o Largo da Batata, na Av. Faria Lima, para acessar a linha amarela do metrô até a Av. Paulista. A Av. Faria Lima é parte de um importante eixo de desenvolvimento recente e representa o novo centro da cidade. Ali, foi construído nos anos 60 o Iguatemi, o primeiro shopping center do país. Lá, passaram pela Casa do Bandeirante, importante marco paulistano.

Na Paulista, foram discutidos os usos do espaço urbano ao longo da história e a importância do concreto armado para a nova configuração da cidade e os alunos visitaram o MASP. Ainda na Paulista, tiveram a grata surpresa de subirem ao topo do edifício de um dos alunos, o Gabriel Ghobril, que gentilmente ofereceu a todos uma vista espetacular! Um detalhe importante: o prédio onde ele mora, o Saint Honoré, foi projetado pelo famoso Artacho Jurado em 1958.

Seguiram pela Bela Vista e pelo tradicional bairro do "Bixiga", com uma discussão sobre a configuração do bairro operário que foi uma colônia italiana na cidade.
Próximo à Rua Avanhandava, os alunos viram a fase final da construção do museu judaico de São Paulo na sinagoga de Beth-el, uma construção de 1929 com arquitetura bizantina e que marca o deslocamento da comunidade judaica em direção aos Jardins.

Após um merecido descanso e um almoço delicioso no Famiglia Mancini, foram todos ao centro histórico da cidade para debater as origens de São Paulo do Piratininga, com visitas ao atual Prédio da Prefeitura de SP (antigo Banco Banespa) e conheceram os Edifícios Martinelli 
(1º Arranha-céu de São Paulo) e Altino Arantes.

Atividade: Estudo de Campo - Centro Velho
Disciplina: Geografia
Professor: Raphael Maqueda
Todos os direitos reservados à: www.escolamorumbi.com.br Desenvolvido por Link e Cérebro